top of page

Crescimento do emprego em Maricá acima de 10%


Não só a geração de empregos com carteira assinada em Maricá vem acelerando, como, também, nos últimos 12 meses, entre outubro de 2018 e setembro de 2019, apresentou um crescimento acumulado de elevados 11,1%. Ou seja, pode-se dizer que o crescimento de empregos com carteira assinada em Maricá está apresentando um dinamismo chinês.


Em termos de comparação, nesse período de 12 meses, o crescimento de empregos com carteira assinada no total do Estado do Rio de Janeiro foi de apenas 0,6%, e no Brasil de 1,4%.


Outro dado positivo é que a geração de empregos nos municípios do Conleste que pertencem à Região Metropolitana apresenta melhoria no período recente. Entre janeiro de 2015 e setembro de 2019, Maricá era o único município do “Conleste Metropolitano” que apresentava crescimento do emprego com carteira assinada. Já no mês de setembro de 2019, somente 2 municípios da região apresentaram queda de emprego: Rio Bonito e Tanguá, que apresentaram uma perda de, respectivamente, -40 e -17 vagas de empregos com carteira assinada.


Igualmente positivo é que Niterói e São Gonçalo, que tiveram significativa queda de empregos com carteira assinada no acumulado dos últimos 12 meses, de respectivamente -894 e -876, apresentaram um crescimento, em setembro de 2019, de 555 e 389 vagas de emprego com carteira assinada.


Esse dado positivo, ao lado da presença de investimentos estruturantes que ocorrem nos municípios do Conleste que integram a Região Metropolitana, como, por exemplo, a criação de uma unidade de processamento de gás-natural-UPGN em Itaboraí (que constitui uma vantagem comparativa para a atração de indústrias, pela oferta de gás) e o Aeroporto de Maricá (que traz facilidades logísticas para empresas que venham a se instalar nos municípios da região), traz novo horizonte de possibilidades para a organização de um círculo virtuoso de desenvolvimento.

59 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page